Hospital Centenário demite médica e enfermeiro após menina morrer vítima de meningite

Luiza Dias, de dois anos, faleceu em março

Foto: Stephany Sander / Especial / CP

A Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo demitiu uma médica pediatra socorrista e um enfermeiro, deu advertência a outro médico pediatra e a uma técnica de enfermagem, e ainda suspendeu por 15 dias uma técnica de enfermagem. Todos os profissionais faziam parte da equipe de plantão no Hospital Centenário, no dia 12 de março, quando a menina Luiza Dias, de dois anos, deu entrada na casa de saúde.

As ações foram tomadas, nessa quinta-feira, após o resultado das investigações sobre a morte de Luiza, vítima de Meningite Meningócica tipo B. A família da menina procurou atendimento na casa de saúde, mas a médica plantonista observou a paciente apenas uma vez durante o tempo em que ela esteve no local, mesmo com a mãe pedindo a presença da profissional.

Através do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o Centenário apurou a responsabilidade dos profissionais de plantão na Emergência Pediátrica. De acordo com a procuradoria do Fundação Hospital Centenário, o superior hierárquico que analisou o caso fundamentou as penalidades aplicadas de acordo com questões de cunho administrativo.

Para o caso da médica demitida, agravou a situação a ausência da profissional no setor por mais de três horas, tendo em vista que a urgência pediátrica precisa de acompanhamento médico ininterrupto.