Em agosto o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve ganho mensal de 8,7%. Em doze meses o índice positivo superou 22%. Já o Produtor de milho, por sua vez, viu seu produto sofrer desvalorização mensal e anual: de 2,4% no mês e de quase 13% em doze meses.
Assim, em agosto, houve boa recuperação no poder de compra do avicultor que precisou de 9,6 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima, relação muito próxima da alcançada em abril último, a melhor do corrente ano. Em relação ao mês anterior, houve melhora de 11,3% no poder de compra do avicultor, enquanto em doze meses houve excelente melhora de 40%.
Na comparação com a média histórica de agosto do último novênio houve ganho de 5,4% no poder de compra do avicultor já que na média do período foram necessários 10,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.
Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos nos primeiros dias de setembro apontam leve piora no poder de compra do avicultor. Mesmo assim, a relação ainda é mais favorável que as alcançadas no ano passado e na média histórica.
Fonte: R7