O leilão de Parceria Público Privada para iluminação pública de Porto Alegre teve o Consórcio I.P. Sul como vencedor, depois de apresentar o lance de R$ 1.745.000 de contraprestação. A companhia atuará na Capital nos próximos 20 anos. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira na Bolsa de Valores B3, no Centro de São Paulo. O local foi escolhido para atrair mais investidores e a disputa tinha oito interessados, quatro consórcios e quatro empresas.
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, falou logo após o resultado do leilão. “É uma quebra de paradigmas. Se o BNDES estiver com a gente, estaremos aqui batendo o martelo para a PPP do saneamento”, disse. Foi o maior número de concorrentes de todos os leilões já feitos na B3 nos últimos 10 anos.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Gustavo Montezano, parabenizou o “empreendedorismo e engajamento de Porto Alegre” e chamou o discurso de Marchezan de “empolgante”. “O espírito animal do capitalismo junto de vontade política pode mudar o Brasil”, acrescentou Montezano. Montezano destacou ainda o tripé “capital privado, cidadão e governo” como solução de problemas no país.
Empresas que participaram
1- Consórcio Consilux (Zopone Engenharia e Comércio, Kirchner Consultoria em Energia, Mazza Fregolente e Cia., Ilumisul Soluções Urbanas)
2- Consórcio I.P. Sul (Quantum Engenharia, GCE SA, Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, STE Serviços Técnicos de Engenharia
3- Consórcio Poaluz (Enel X Brasil SA, Selt Engenharia, Mobit)
4- Planner CV AS (Engeform, Sitran, Sigma)
5- Ilumina Porto Alegre (Construtora Sanches Tripoloni, Alper Energia, Trail Infraestrutura Eireli, Trajeto Engenharia e Comércio Eireli)
6- Ilumina Porto Alegre (FM Rodrigues, Brasiluz, Conasa)
7- Sadenco Sul-Americana de Engenharia e Comércio
8- Consórcio Porto Alegre IP (BMPI Infra, Construtora Remo)