Operação cumpre mandados contra grupo que planejava atentado contra policiais federais

Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos em Santa Vitória do Palmar e na Penitenciária de Rio Grande

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Praesidium com objetivo de desarticular grupo criminoso investigado por planejar atentado contra policiais federais que atuam no interior do Estado. Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos nos municípios de Santa Vitória do Palmar e na Penitenciária de Rio Grande. Cerca de 30 policiais federais e agentes da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) participam da ação. Durante o cumprimento dos mandados, em Santa Vitória do Palmar, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A Policia Federal instaurou inquérito em julho deste ano após receber informações que indicavam conluio entre um detento da Penitenciária de Rio Grande e pessoas de Santa Vitória do Palmar para cometer atentado contra a vida de policiais federais que atuam no combate ao tráfico de drogas.

A ação criminosa planejada seria uma represália às ações da Polícia Federal na região, como as operações Anjos da Praia e Strike, que resultaram na prisão de mais de 100 pessoas por tráfico de drogas e na apreensão de cerca de três toneladas de entorpecentes entre os anos de 2016 e 2019 no extremo Sul do Estado.

O nome da operação corresponde à palavra latina que significa “proteção” e da qual também se originou a palavra “presídio”. O termo escolhido, Praesidium, remete à necessidade de proteção de todos os envolvidos no combate à criminalidade e ao compromisso institucional de proteger a integridade de seus servidores.