Audiência pública da Assembleia Legislativa debate situação do Hospital da Brigada Militar

Qualificação e expansão do local estão em pauta

Uma audiência pública, realizada na manhã desta quarta-feira, debate a situação do Hospital da Brigada Militar (HBM). O encontro acontece na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. (ALRS).

O intuito é discutir as possibilidades de qualificação e expansão do hospital a partir de melhorias na infraestrutura e recursos para o atendimento. O deputado estadual Dr. Thiago Duarte, que é vice-presidente da Comissão, visitou as instalações do local em Porto Alegre e Santa Maria. Na Capital, ele assistiu uma apresentação do diretor do HBM, Tenente-coronel Marcelo Maino, sobre o hospital.

Atualmente, a unidade de Porto Alegre realiza cerca de mil atendimentos por mês. Segundo a explanação, dois andares do hospital poderiam receber mais de 100 pacientes, mas necessitam de reformas para operar plenamente.

A diretoria do HBM, em conjunto com a Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para melhorias do hospital. Nos próximos dias, deve ser publicado o edital para a contratação dos
militares temporários da área da saúde. Serão 145 praças e 45 oficiais, 30% vão para o hospital de Santa Maria. Os aprovados vão passar pelo o curso de adaptação durante três semanas e vão atuar como técnico de enfermagem, enfermeiros e médicos.

Campanha de revitalização

Com a campanha “O Hospital da Brigada Militar é nosso”, o deputado Dr. Thiago apresentou um planejamento para  recuperar 29 quartos, concluir a reforma que já dura quatro anos e qualificar a instituição para que seja referência no atendimento a profissionais de segurança pública. A iniciativa também foi apresentada ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, visando pedir apoio federal.