No primeiro dia de atividades pós recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa recebeu, do Palácio Piratini, o Plano Plurianual 2020-2023. O texto elenca áreas para contar com investimentos públicos ao longo dos próximos anos. A população escolheu, em uma consulta pública, quatro entre doze temas prioritários. Os mais votados foram segurança, educação, saúde e infraestrutura.
O documento foi entregue pelo governador do estado, Eduardo Leite, ao presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara (PTB). O chefe do Executivo destacou que as demandas da população foram organizadas em quatro eixos – desenvolvimento empreendedor, sociedade com qualidade de vida, governança e gestão e, por fim, estado sustentável. “Representa uma ferramenta de gestão importante para os próximos quatro anos do estado do Rio Grande do Sul”, avaliou Leite.
No encontro, Lara ressaltou a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo. O presidente da Assembleia lembrou das diferenças para com o Piratini sobre o orçamento dos poderes, mas disse que os impasses não podem travar o Rio Grande do Sul.