“É um cheque em branco”, adverte Luciana Genro sobre projeto de privatização de estatais

Deputada apontou impossibilidade de interferência futura por parte da Assembleia no processo como ponto crucial

Luciana Genro tomou posse na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (31). Foto: Evandro Oliveira/Agência ALRS

A deputada estadual Luciana Genro, do PSol, classificou como “cheque em branco” o projeto de privatização de estatais encaminhado pelo governador Eduardo Leite. A parlamentar falou durante o programa Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba, nessa manhã. Ela ainda disse que espera que a base governista se sensibilize com os problemas identificados no projeto.

Temendo pelas consequências da venda das estatais, Luciana apontou a impossibilidade de interferência futura por parte da Assembleia no processo como ponto crucial. “Queremos que a Assembleia tenha voz ativa nessas decisões. Nós não sabemos o que vai acontecer com os funcionários das empresas, o que vai acontecer com as dívidas e saldo das empresas, se eles ficam com o Estado ou serão enviadas aos compradores”, ponderou.

Luciana ainda apontou exemplos passados como argumento para a preocupação: “nós já tivemos outras experiências, em que o RS ficou com a parte mais difícil e o melhor foi para a iniciativa privada, e nós não queremos que isso se repita”. Questionada sobre alternativas à venda das estatais, a deputada garante que a privatização não resolve o problema financeiro do Estado. “Nós temos várias propostas, como o encontro de contas com o governo federal (Lei Kandir), o combate à sonegação, as isenções fiscais. Mas todas as minhas proposições para a LDO foram rejeitadas”, lamentou.

Citando casos do governo Britto (que privatizou a CRT e parte da CEEE e extinguiu a Caixa Econômica Estadual), ressaltou que o problema era de arrecadação, visto que as estatais foram privatizadas e, mesmo assim, o problema fiscal se agravou. “Sempre que alguém apresenta uma solução simples para problemas complexos, essa solução não vai resolver nada”, completou.