A rotina de Vera Monteiro, de 68 anos, vai mudar a partir desta sexta-feira. A cadeirante vive há 26 anos em um beco estreito de chão batido e esgoto corrente na Vila Nazaré. Sua casa fica a aproximadamente 500 metros da Avenida Sertório, principal via de acesso à ocupação na Zona Norte de Porto Alegre. O bairro será desocupado para obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.
Este é o acesso às antiga casa da Dona Vera. @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/6itT1VMvBR
— Gustavo Chagas (@gmchagas) 21 de junho de 2019
A idosa se mudou para um apartamento no condomínio Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi. Vivendo sozinha, ela foi a primeira de quase 1,3 mil famílias realocadas para diversas unidades populares na cidade. Emocionada – e emocionando vizinhos, servidores públicos e jornalistas presentes – Vera comemorou a mudança. “Vai melhorar em tudo”, projetou sorridente a nova fase da vida. “Eu vou pegar ônibus, vou passear”, completou.
Além de Vera, outras três famílias foram contempladas com as primeiras mudanças. Segundo o superintendente do Departamento Municipal de Habitação, Emerson Correa, todas elas têm membros em situação de vulnerabilidade.
Outras 124 famílias serão realocadas no condomínio Senhor do Bom Fim neste final de semana. O processo com mais de 1.172 famílias deve se estender até o final do ano.