Definida lista tríplice para a sucessão de Raquel Dodge na PGR

Mais de 82% dos integrantes do MPF participaram da eleição - 82,5% do total; Bolsonaro não é obrigado a indicar os mais votados, embora essa seja a tradição desde 2003

Nomes de Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul vão ser encaminhados à Presidência. Fotos; Divulgação/ANPR

Mais de 82% dos membros do Ministério Público Federal de todo o País escolheram os subprocuradores-gerais Mário Bonsaglia e Luiza Frischeisen, além do procurador regional Blal Dalloul como integrantes da lista tríplice ao cargo de procurador-geral da República (PGR). A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que promoveu a eleição, divulgou o resultado no início da noite de hoje.

Os nomes mais votados vão, agora, ser encaminhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem cabe indicar o sucessor da atual procuradora-geral, Raquel Dodge. Ele não é obrigado a escolher o mais votado, nem um dos integrantes da lista tríplice, embora isso tenha se tornado tradição, desde 2003.

O escolhido deve, ainda, passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) e, depois, pela votação em plenário. A nomeação só ocorre depois disso.

Votação

O subprocurador-geral da República Mário Bonsaglia ficou em primeiro, com 478 votos; seguido da também subprocuradora-geral Luiza Frischeisen (423); e do procurador regional Blal Dalloul (422).

O sistema de votação passou por auditoria com a presença da Comissão Eleitoral e também de representantes dos candidatos, o que garantiu a idoneidade do processo.

Ao todo, 946 membros do MPF participaram da eleição, 82,5% da categoria. Cada um podia votar em até três candidatos, em um pleito facultativo. Dez membros do órgão concorriam à lista tríplice, o maior número desde que ela passou a ser elaborada no atual formato.

Depois dos três mais bem votados, apareceram, na sequência, os procuradores regionais da República Lauro Cardoso (356 votos); Vladimir Aras (346); José Robalinho Cavalcanti (191); e os subprocuradores-gerais da República José Bonifácio Borges de Andrada (154); Nívio de Freitas (127); Antonio Carlos Fonseca (29); e Paulo Eduardo Bueno (20).

Conheça quem compõe a lista tríplice

Mário Bonsaglia – subprocurador-geral da República
Membro do Ministério Público Federal desde 1991. Foi procurador regional eleitoral em São Paulo (2004-2008), integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (2009-2013) e o Conselho Superior do MPF (2014-2018). Coordenou a 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável pela área do controle externo da atividade policial e do sistema prisional. Desde 2018 integra a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão. Foi diretor da ANPR no biênio 1999-2001 e, antes de ingressar no MPF, foi procurador do Estado de São Paulo (1985-1991). É doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Luiza Frischeisen – subprocuradora-geral da República
Tornou-se procuradora da República em 1992. Recebeu o título de mestre em direito em 1999 e concluiu doutorado em direito pela Universidade de São Paulo em 2004. Em 2015, foi promovida ao cargo de subprocuradora-geral da República. Representou o MPU no Conselho Nacional de Justiça entre 2013 e 2015. Foi eleita para o Conselho Superior do Ministério Público Federal (2017/2019) e coordena a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

Blal Dalloul – procurador Regional da República
Atua no Ministério Público Federal há 34 anos. Foi servidor durante onze anos, e, desde junho de 1996, é membro da instituição. Atuou na PRM de Presidente Prudente/SP e na PR/MS. Foi procurador-chefe durante 11 anos e procurador regional eleitoral no biênio 2003/2005. Atuou nas mais diversas áreas, com ênfase em direitos humanos e criminal. Em 2010, tornou-se procurador regional da República, passou pela PRR1, sendo titular de Ofício Criminal. Dalloul foi secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e, depois, assumiu a Secretaria-Geral do MPF/MPU. Em 2017, assumiu o 30º Ofício Criminal da PRR2.