Primeiras famílias da Vila Nazaré podem assinar contrato de novos imóveis na zona Norte

Prefeitura cedeu o terreno e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para construção das moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida

Foto: Joel Vargas/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, anunciou, nesta terça-feira, que 128 famílias que vivem na Vila Nazaré já podem assinar o contrato dos novos imóveis, localizados no Loteamento Bom Fim, no bairro Sarandi, na zona Norte.

O grupo vai ser reassentado em casas e apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviços para continuidade das obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O anúncio ocorreu no Paço Municipal, com a presença da diretoria da empresa alemã Fraport, que assumiu o terminal aéreo, e famílias beneficiadas pelo projeto. “Vencemos burocracias e estamos entregando agora moradias dignas, com infraestrutura adequada para receberem essas famílias”, destacou o prefeito.

A Prefeitura cedeu o terreno e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para construção das moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A Fraport concede vouchers-auxílio no valor de R$ 2 mil para mudança de endereço ou compra de móveis novos pelos moradores.

A assinatura de contratos para 112 famílias ocorre, nesta quarta-feira, no auditório da Caixa Econômica Federal (rua das Andradas, 1001). Na próxima semana, mais 16 assinarão os contratos, totalizando 128.

As mudanças devem começar no fim de semana, conforme do diretor-geral do Departamento de Habitação, Mario Marchesan. “Estamos trabalhando para melhorar a vida dessas pessoas. Eles atenderam o chamado e serão os primeiros a receber uma casa nova”, concluiu.

No loteamento há residências adaptadas para pessoas com deficiência. Os moradores receberão também uma cartilha criada pela Fraport, CEF e Demhab com informações básicas sobre a planta das casas e apartamentos, dicas de cuidado com a nova unidade, telefones úteis da região, tarifas sociais e de descarte sustentável de lixo.

Segunda etapa prevê remoção de mais 1,3 mil famílias

A segunda etapa, com previsão de entrega dos imóveis até o fim do ano, disponibiliza unidades para mais 236 famílias, também no condomínio Senhor do Bom Fim, e outras 936, no condomínio Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta, em fase final de construção.

A Prefeitura trabalha para assegurar que, nos dois empreendimentos, as famílias tenham acesso a creche, escola e posto de saúde. Ambos os empreendimentos também terão unidades comerciais, para aqueles que já possuírem estabelecimentos na Vila Nazaré.