O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, determinou, na tarde de hoje, o afastamento, para apuração de falta grave, de seis metroviários detidos pela Brigada Militar, no início da manhã desta sexta-feira, ao atearem fogo à linha ferroviária para forçar o bloqueio do sistema, em Sapucaia do Sul.
O ato ocorreu em meio à Greve Geral, convocada pelas centrais sindicais, em protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo federal.
O incidente gerou uma ocorrência policial, em Canoas. De acordo com Borille a apuração de falta grave é uma exigência legal decorrente do artigo 494 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele também entende que o protesto configurou “crime ferroviário”, que deve ser apurado “na esfera judicial competente”.
Liminares
A Trensurb informou, ainda, que buscou judicialmente as condições de funcionamento da linha e obteve, nessa quinta, duas liminares junto à Justiça do Trabalho. Na visão do diretor-presidente, ambas as decisões foram descumpridas pelo sindicato.
Uma delas, um interdito proibitório que previa multa diária de R$ 50 mil, proibia a invasão às estações e trilhos, o bloqueio do acesso de usuários e a liberação das catracas, devido à falta de efetivo. A segunda, uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), previa a circulação de 50% da frota em horários de pico.
Funcionamento
Até as 19h, a Trensurb espera que 15 trens permaneçam circulando pela via, entre Porto Alegre e o Vale o Sinos, passando de oito em oito minutos pelas estações. Em dias normais, 24 trens fazem o serviço
Até as 17h, eram oito composições atendendo o trecho inteiro, recolhendo usuários a cada 15 minutos, conforme a empresa.
A Trensurb reiterou que segue sem efetivo, nos guichês, para atender a venda de bilhetes em função da adesão da categoria à Greve. Com isso, o usuário passa pelas catracas sem pagar a tarifa.
Bloqueio
Os trens voltaram a operar, perto das 7h40min desta sexta. Desde as 5h, as estações permaneciam fechadas devido a protestos de manifestantes, que invadiram os trilhos e paralisaram o sistema.