A Polícia Rodoviária Federal vai empregar novos bafômetros a partir do início da Operação Copa América 2019, nesta sexta-feira, no Brasil. No RS serão 22 aparelhos, mas outros devem chegar até o final do ano. Eles serão acrescidos aos mais de 120 equipamentos já utilizados na fiscalização ao longo dos cerca de 6 mil quilômetros de estradas gaúchas.
Conforme a PRF, o novo bafômetro possui dois modos de operação. Na função passiva, que serve como uma triagem para o policial rodoviário federal, ele indica se o condutor abordado fez ou não uso de bebida alcoólica antes mesmo de assoprar o etilômetro. O aparelho dispensa o uso dos bocais descartáveis e demanda menos tempo para conclusão da abordagem, o que diminui os gastos públicos e permite que mais motoristas possam ser fiscalizados, assegurando uma maior segurança viária e preservando mais vidas.
Na função ativa, o aparelho assemelha-se ao usado normalmente e afere através do sopro a quantidade de álcool existente no organismo do motorista. Quem foi flagrado em estado de embriaguez é autuado em R$ 2.934,70 e perde sete pontos, além de ter suspensa a Carteira Nacional de Habilitação.
Aeroporto Seguro
Na manhã desta quinta-feira, a PRF, Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar, Receita Federal, Vigiagro, ANVISA, ANAC, DECEA/FAB, EPTC e Fraport promovem a quarta edição da Operação Aeroporto Seguro em preparação para a chegada de turistas nacionais e estrangeiros, autoridades e delegações que visitarão Porto Alegre durante a Copa América.
A ação visa à atuação coordenada e integrada das instituições que desempenham funções estratégicas no Porto Alegre Airport-Aeroporto Internacional Salgado Filho e entorno. O objetivo é executar protocolos de segurança, imigração, controle alfandegário, vigilância agropecuária e sanitária, tráfego aéreo, atendimento aos turistas, monitoramento das instalações internas e externas, além do controle de trânsito na região.
As instituições que atuam permanentemente no aeroporto trabalham de forma coordenada para executar simultaneamente suas operações rotineiras como combate ao tráfico nacional e internacional de drogas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes fazendários, ambientais, fiscalização sanitária e agropecuária, tráfico de seres humanos, patrulhamento do perímetro externo do aeroporto e fiscalização de trânsito. As ações de segurança aeroportuária são permanentes e a desta quinta-feira é considerada relevante para aprimorar os procedimentos operacionais integrados.