Prefeitura da Capital divulga na próxima semana entidade que fará gestão dos Postões na zona leste

Sete empresas entregaram a documentação para operar o Pronto Atendimento Bom Jesus e do Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro

Posto Bom Jesus./ Reprodução Google Maps.

A Prefeitura de Porto Alegre vai divulgar na próxima semana o resultado preliminar do chamamento público para ampliação de serviços e estruturas do Pronto Atendimento Bom Jesus e do Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro. Sete empresas entregaram a documentação das propostas para o gerenciamento e operacionalização dos dois pronto atendimentos na segunda-feira.

Com a mudança, será possível habilitar os pronto atendimentos em Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) junto ao Ministério da Saúde, viabilizando o recebimento de incentivo financeiro federal.

A seleção é baseada em critérios técnicos e financeiros. A avaliação dos serviços prestados pela organização selecionada, e seu respectivo pagamento, são analisados levando em consideração o cumprimento de indicadores de resultados, quantitativos e qualitativos.

Também haverá ampliação de serviços para o usuário, como apoio ecográfico para diagnóstico e procedimentos em sala de observação, transporte para internações e exames laboratoriais, além de qualificação de fluxos de funcionamento conforme as normas do Ministério para Unidades de Pronto Atendimento.

As duas estruturas possuem 199 profissionais. Os servidores desses locais reforçarão os demais pontos da rede de urgência e emergência, suprindo déficit existente no Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Samu e Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.

As empresas interessadas foram: Associação Mahatma Gandhi, INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde, Grupo Solução em Gestão, IAG – Instituto de Apoio à Gestão, IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde, SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Associação Hospitalar Vila Nova.