Jornalista Rubens Ewald Filho é internado após queda em escada rolante em SP

Crítico de cinema permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, sem previsão de alta

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho teve de ser internado após passar mal, na última quinta-feira, em um shopping na capital paulista. Informações preliminares dão conta que ele desmaiou, caiu e bateu a cabeça. O acidente ocorreu em uma escada rolante.

Ewald permanece em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano sem previsão de alta para tratamento cardiológico e fraturas decorrentes do acidente.

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) publicou nesse domingo uma nota desejando melhoras para o jornalista. “Toda solidariedade e rápida recuperação ao crítico Rubens Ewald Filho. Ele sofreu um acidente na escada rolante em um shopping em São Paulo e está internado no Hospital Samaritano. Rubinho é um guerreiro com brilhante atuação na curadoria de alguns dos mais importantes festivais de cinema do país e o crítico que popularizou a atividade no Brasil”, cita o texto.

Aos 74 anos, Rubens Ewald Filho é famoso pelo trabalho como crítico de cinema e comentários na televisão sobre as premiações de Hollywood, especialmente o Oscar, ao qual se dedica desde 1985. Ele também trabalhou como roteirista em novelas como “Éramos Seis”, “Iaiá Garcia”, “Drácula, Uma História de Amor”, “Gina” e “Elas São do Baralho”. Rubens também é curador do Festival de Cinema de Gramado desde 2012 ao lado de Marcos Santuário e Ewa Piwowarski. A diretora argentina faleceu no início do ano.