O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira as novas diretrizes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e informou que passará a avaliar a alfabetização dos alunos no 2º ano do ensino fundamental por meio de amostras de escolas públicas e privadas. Segundo o Inep, a capacidade de ler e escrever das crianças será medida por meio de um ditado e incluirá provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Pela primeira vez, o Inep também aplicará questionários e testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas exclusivamente em alunos do 9º ano de uma amostra de escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam dez ou mais estudantes matriculados, da 27 unidades federativas.
Educação Infantil
O estudo sobre a educação infantil será realizado pela primeira vez, em 2019. Haverá aplicação de questionários aos professores e diretores de uma amostra de creches e pré-escolas públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais. O foco da avaliação é o processo de ensino e aprendizagem, e não o aluno.
O Saeb 2019 será realizado no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019. A previsão é de que mais de sete milhões de alunos participem. Os resultados serão divulgados até dezembro de 2020 e vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).