Pela primeira vez, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai ser comandada por um técnico vindo de fora do Rio Grande do Sul. Natural do Rio de Janeiro, Rodrigo Mata Tortoriello esteve, nos últimos seis anos, à frente da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora (MG). Ele pediu exoneração, em início de abril, para assumir o desafio na gestão de Nelson Marchezan Jr., conforme antecipou a jornalista Taline Oppitz, do Correio do Povo, ainda no fim de semana.
Formado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com MBA em Transportes (Coppe/UFRJ), Tortoriello também atuou como consultor especializado na área de transporte público em geral, em várias capitais do País. Ele teve o nome avalizado pelo antecessor, Marcelo Soletti.
A indicação passou pelo Banco de Talentos da Prefeitura. O Paço Municipal também cogita a possibilidade de nomear o carioca como secretário extraordinário de Mobilidade, Pasta ainda a ser criada.
A expectativa era anunciar o nome de Tortoriello nessa segunda-feira. Ele, contudo, ainda não se reuniu com Marchezan Jr., que saiu em licença-paternidade. A efetivação dele no cargo deve ser confirmada após o retorno do prefeito.
Desde a criação da EPTC, em 1998, nove gaúchos passaram pelo comando do órgão de trânsito. O diretor-presidente mais longevo é Vanderlei Cappellari, que ficou seis anos à frente da EPTC.
Confira a lista de diretores-presidentes da EPTC:
1. Luiz Carlos Bertotto: 1998 – 2001 – Natural de Porto Alegre
2. Mauri José Vieira Cruz: 2002 – Natural de Esteio
3. Humberto Kasper: 2003 – Natural de Arroio do Meio
4. Túlio Luiz Zamin: 2003 – 2004 – Natural de Nova Prata
5. Luiz Afonso dos Santos Senna: 2005 – 2010 – Natural de Porto Alegre
6. Romano Tadeu da Silveira Botin: 2010 – Natural de Porto Alegre
7. Vanderlei Luis Cappellari: 2010 – 2016 – Natural de Putinga
8. Marcelo Soletti de Oliveira: 2017 – 2019 – Natural de Porto Alegre
9. Fabio Berwanger Juliano: Março/2019 – Diretor-presidente interino, natural de Porto Alegre