Centro terá orientação sobre prevenção a acidentes de trabalho nesta terça-feira

Evento será realizado nesta terça-feira, das 8h às 18h, no Largo Glênio Peres

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, será palco, nesta terça-feira, do dia de orientação e informação à população sobre saúde do trabalhador, prevenção a acidentes de trabalho e exposição sobre o cenário dos acidentes. Das 8h às 18h, técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de órgãos parceiros farão treinamentos, simulações e explicarão ao público aspectos de gestão de risco no trabalho.

A atividade integra a programação do Abril Verde, evento que ao longo deste mês alertou profissionais da área da saúde, servidores da prefeitura e dos órgãos parceiros para a importância da prevenção e da notificação de acidentes de trabalho.

Técnicos do Senac explicarão noções básicas de trabalho em altura, visando à prevenção de acidentes, em especial no ramo da construção civil, e os demais parceiros da atividade vão alertar os presentes e interessados sobre necessidade de reconhecimento dos acidentes e doenças do trabalho, onde procurar auxílio e quais os canais de comunicação disponíveis à população.

Também na terça-feira, das 14h30 às 16h30, o Cerest POA/Vigilância em Saúde realiza, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) da prefeitura, curso destinado exclusivamente a servidores da prefeitura. Com o tema “Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho”, a capacitação ministrada pela psicóloga do Cerest Monica Kranen responderá questões como O que são/ Como identificar? Como tratar? Como prevenir? Quais os encaminhamentos na prefeitura? A abertura será às 14h, com participação do diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Anderson Araújo de Lima (auditório SMPG, av. Siqueira Campos, 1300/14º andar).

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente do MPT – OIT, demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos, no país, com uma vítima fatal a cada 3 horas. De janeiro de 2018 até 29 de março de 2019, foram mais de 802 mil acidentes de trabalho registrados, resultando em pelo menos 2.995 mortes. A coordenadora do Cerest de Porto Alegre, Fabiana Hermes, destaca que em 2017 e 2018, após melhorias nos sistemas de informação da saúde, foram identificados 10.948 acidentes de trabalho na Capital, um aumento de 13,19% em relação a 2016.

Sobre o perfil dos casos de acidentes graves, 77,44% são trabalhadores do sexo masculino, de 20 a 29 anos. Nos acidentes graves típicos (acidente que ocorre durante a execução do trabalho), os pedreiros e os motofretistas foram os profissionais que mais se acidentaram durante trabalhos em altura e tráfego em vias públicas, respectivamente.

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento Abril Verde por duas datas, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.