As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ocorrem, em 2019, no dia 24 de novembro. Vão ser avaliados 29 cursos, entre tecnológicos e de bacharelado. A portaria que define a data e os cursos a serem avaliados está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
As provas serão aplicadas às 13h30min, no horário de Brasília.
O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo estudado.
O exame é obrigatório para os estudantes selecionados e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. As inscrições para a prova são feitas pelas instituições de ensino superior.
Serão avaliados os estudantes dos cursos de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia e zootecnia.
Nas áreas de grau de tecnólogo serão avaliados os cursos de tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.