Comitiva que prepara segurança da Copa América acompanha Grêmio x Rosário, na Arena

Objetivo é avaliar a segurança do estádio gremista e conhecer as instalações técnicas de monitoramento e vigilância

Grêmio x Juventude
Universo Alegria começou às 12h e vai até a meia-noite | Foto: Alina Souza/CP

Uma equipe do Ministério da Justiça (MJ), que acompanha os planejamentos de segurança da Conmebol no Brasil, visita a Arena do Grêmio, na noite de hoje, em Porto Alegre, para conferir de perto a realização de um jogo oficial no estádio que vai sediar as partidas da Copa América no Rio Grande do Sul.

O objetivo é avaliar a segurança no local, conhecer as instalações técnicas de monitoramento e vigilância, o modelo de atuação em jogos de grande relevância e acompanhar a ação das forças de segurança durante a partida, entre Grêmio e Rosário Central, pela fase de grupos da Libertadores da América.

A avaliação é semelhante à que está sendo feita pelos técnicos e diretores da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), ligada ao MJ, em todos os estádios do País que vão receber jogos da Copa América 2019. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior acompanha as autoridades federais e os representantes da Conmebol na visita.

O roteiro também abrange uma atividade de inteligência, com agentes já em treinamento para a Copa América. A ideia é avaliar essas ações com o estádio lotado para uma disputa decisiva, situação que permite identificar os riscos potenciais mais próximos do esperado para a competição entre seleções.

As equipes da SSP também vão testar um software de reconhecimento facial com câmeras de alta definição instaladas em um mastro acoplado a um caminhão, do lado de fora do estádio. A partir de um banco de dados da Secretaria, o sistema permite a identificação de foragidos da Justiça e de torcedores que estejam impedidos judicialmente de frequentar os jogos, além de auxiliar no monitoramento da área.

Evento
A Copa América 2019 ocorre entre 14 de junho e 7 de julho em seis estados do país. Porto Alegre recebe cinco jogos, todos na Arena do Grêmio: três deles de primeira fase, um em quartas de final e um de semifinal. Pelo menos seis seleções visitarão o estádio tricolor, além de torcedores de países vizinhos que devem cruzar as fronteiras com o Rio Grande do Sul.

As ações de segurança envolvem não apenas a atuação durante os jogos, mas também as chamadas Áreas de Interesse Operacional, que incluem estradas, aeroportos, hotéis e pontos turísticos, além do estádio e dos centros de treinamento de Grêmio e Internacional.