A nova diretoria da Junta Comercial do Rio Grande do Sul tomou posse na manhã desta quarta-feira. O ato aconteceu um dia depois do governo estadual publicar a lista completa de vogais e suplentes da entidade, que está com, aproximadamente, cinco mil processos acumulados.
Para o novo presidente da Junta, Flávio Koch, o objetivo é dar agilidade aos processos. “A prioridade é colocar todos os processos em dia, atendendo as empresas e as suas necessidades. Para isso, já estamos montando uma equipe de trabalho para priorizar o atendimento a essas demandas que nós temos”, afirmou.
Sobre a reclamação de empresários referentes à burocracia para abrir e manter uma empresa no Estado, Koch reiterou que tem o objetivo de diminuir os entraves burocráticos. Sem dar detalhes de quando os prazos burocráticos serão reduzidos, o presidente da Junta disse que serão “diminuídos ao mínimo possível”.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, esteve no ato e afirmou que um mutirão será formado e que, em até 40 dias, a fila de processos será zerada. O secretário lembrou, ainda, que os processos são todos digitais e afirmou que “quem quer empreender no RS terá prioridade”.
Além de Koch, Irigaray também deu posse ao vice-presidente Sauro Martinelli e ao secretário-geral Carlos Vicente Gonçalves.