Pelé passa mal e é medicado em Paris

Desde o fim de 2012 estado de saúde do ex-atleta preocupa parentes, amigos e fãs

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-jogador de futebol Pelé passou mal, na noite dessa terça-feira, em Paris, e teve de ser levado a um hospital francês. O eterno camisa 10 da seleção brasileira teve uma febre alta e precisou ser medicado.

Aos 78 anos, Pelé havia participado de um evento publicitário ao lado do atacante do Paris Saint-Germain Kylian Mbappé. O brasileiro postou uma foto com Mbappé em perfil no twitter. “Falamos sobre gols, Copas do Mundo e relógios. Grande encontro!”, escreveu o tri-campeão mundial.

Desde o fim de 2012 o estado de saúde de Pelé preocupa parentes, amigos e fãs. Em 2012, ele colocou uma prótese no quadril devido a uma fibrose. Em novembro de 2014, teve de ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a problemas no sistema urinário decorrentes de cálculos renais, ureterais e vesicais que causaram obstrução do fluxo urinário. Dias após receber alta, o ex-jogador voltou a passar mal e precisou ser internado novamente, sendo submetido a hemodiálise.

Em 2015, Pelé teve que voltar ao Albert Einstein duas vezes. Em maio, ele passou por uma cirurgia na próstata. Em julho, foi operado para aliviar dores na coluna.

Os problemas de saúde forçaram Pelé a deixar de comparecer a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele era cotado para acender a Tocha Olímpica, mas afirmou que, naquele momento, não tinha “condições físicas de participar”. No ano seguinte, o ex-jogador participou, sentado em uma cadeira de rodas, do sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2018, em Moscou.