Após o presidente Jair Bolsonaro incentivar que os militares comemorem os 55 anos do início do regime militar no Brasil, a ser completado no próximo domingo, dia 31 de março, e o Ministério Público Federal (MPF) recomendar que as Forças Armadas não festejem a data, os postos do Exército, Marinha e Aeronáutica no RS não devem realizar nenhuma atividade comemorativa.
Segundo o Chefe da comunicação social do Comando Militar do Sul, Coronel Maia Filho, a única atividade referente à data foi a leitura da “Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março de 1964”, elaborada pelo Ministério da Defesa, durante a formatura mensal do quartel-general, que aconteceu na manhã desta quinta-feira. A formatura é rotineira, segundo o coronel.
A Ala 3 da Força Aérea Brasileira, com sede em Canoas, também não realizará comemorações; já a Ala 4, de Santa Maria, ainda não tem confirmações sobre possíveis festividades. O V Distrito Naval de Rio Grande não atendeu às ligações da reportagem.
Em nível nacional, o Comando do Exército determinou às forças militares nos Estados que mantenham as solenidades pelo aniversário do início da Ditadura Militar. Também foi pedido que os chefes das organizações militares aguardem o resultado de uma análise feita pelo Ministério da Defesa e pelas consultorias jurídicas sobre recomendações do MPF contra a realização de solenidades.