A trincheira da Anita Garibaldi vai ser bloqueada por 30 dias, para obras de acabamento, a partir das 9h deste sábado, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o bloqueio é necessário para não colocar em risco os motoristas e os trabalhadores, e também para agilizar a intervenção.
“O fechamento da passagem vai garantir o cumprimento do cronograma para que se atenda o prazo da entrega total da obra”, explicou Luciano Marcantônio, titular da Smim. A trincheira conta com duas faixas de rolamento com largura total de aproximadamente sete metros. Os serviços terão mais de dez funcionários e equipamentos como andaimes, plataformas, escadas, talhadeira e lixadeira.
“Não há como garantir a segurança no trecho com uma equipe trabalhando em andaimes em uma faixa e ao lado veículos circulando. Algum material pode ser projetado contra os veículos, por exemplo”, disse o diretor-técnico da EPTC, Marcelo Hansen. O fechamento da trincheira era planejado desde maio de 2018.
No local, devem ser executadas obras de drenagem, raspagem, acabamento grosso, aplicação de selador e tinta antipichação.
Trânsito
A EPTC destacou que o desvio no trânsito, pela rua Furriel Luiz Antonio de Vargas e Alameda Raimundo Correa, segue aberto e vai servir de alternativa para quem se deslocar no sentido Centro/Bairro.
Ficarão liberados o acesso local e a utilização da alça de acesso à Terceira Perimetral em direção à zona Sul de Porto Alegre.
As obras na trincheira da Anita foram retomadas em 12 de fevereiro de 2018. Junto com o trabalho a ser executado na passagem de nível, prossegue a obra no muro do condomínio Província de Shiga. Posteriormente, vai ser feito o alargamento da via.
No momento, o percentual de execução é de 93%. A conclusão é prevista para junho.