Dentro do programa Brasil Sem Fronteiras, dezesseis novos imigrantes venezuelanos desembarcaram na madrugada desta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O grupo formado por oito crianças e oito adultos chegou por volta das 2h na Base Aérea de Canoas. Logo em seguida foram levados, de ônibus, para a Aldeia SOS Crianças, na zona Norte da Capital.
De acordo com o gestor das Aldeias Infantis SOS Brasil, Enéas Palmeira Machado, essa é a quarta turma de venezuelanos que o local recebe desde o início do projeto de interiorização que ocorreu em março do ano passado. Conforme o administrador, o abrigo tem limitação de 70 vagas. Na medida que os imigrantes vão conseguindo emprego e moradia própria, novas vagas são abertas.
A partir da chegada, os imigrantes terão auxílio na procura por moradia, emprego, além de estudo para as crianças. Ainda nesta semana, os venezuelanos já serão vinculados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A Operação Acolhida, que recebe e promove a interiorização de imigrantes e refugiados venezuelanos, completa um ano no próximo dia 23 de março. Mais de cinco mil venezuelanos já ingressaram no Brasil por meio do programa. Desse número, 918 vieram para o Rio Grande do Sul.