O veto do governador Eduardo Leite (PSDB) ao projeto que autoriza a retomada da venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos será analisado na Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (12). Como o Executivo não avalizou a proposta, é necessária maioria absoluta em plenário para a derrubada do veto, ou seja, no mínimo 28 votos dos deputados estaduais.
A legislação estadual que proíbe a comercialização e o consumo dentro dos estádios vigora desde abril de 2008, a partir de um projeto do então deputado estadual Miki Breier (PSB), hoje prefeito de Cachoeirinha. O texto aprovado em dezembro do ano passado limita o consumo de bebidas alcoólicas ao primeiro tempo das partidas, ou após o fim do jogo. O projeto foi idealizado pelos deputados Gilmar Sossella e Ciro Simoni (ambos PDT), que não ocupam mais vagas no parlamento gaúcho.
Segundo a colunista Taline Oppitz, do jornal Correio do Povo, nos corredores da Assembleia há articulações para a derrubada e manutenção do veto. O principal argumento da defesa da derrubada do veto é o de que a receita caiu drasticamente com a proibição, enquanto os problemas relativos à violência se mantiveram. A tese não é compartilhada por órgãos e instituições de segurança.