O Governo do Rio Grande do Sul finalizou a transferência de todos os presos em delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos. A informação foi confirmada pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) na manhã desta sexta-feira.
Os detentos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Porto Alegre (PEPOA) e Presídio de Montenegro. Ao todo, 99 presos foram transferidos.
Os 350 presos que estavam na PEPOA foram realocados no Presídio Central. Conforme o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a medida deve desafogar as delegacias por 60 dias.
Para aumentar a oferta de vagas no sistema prisional, o Governo prevê inaugurar, em abril, a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, com 416 vagas para atender a demanda da região da Serra. Neste cenário, o presídio de Sapucaia do Sul deve ser entregue entre agosto e setembro, com mais 600 vagas.
O vice-governador esteve reunido com o Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN) esta semana em Brasília, e alinhou um apoio à continuidade da construção do presídio de Guaíba, que está parada desde 2017 e tem cerca de 50% da obra concluída. É necessário cumprir trâmites burocráticos, como processo licitatório, que possibilitarão a abertura de mais 672 vagas ainda em 2019.