Bolsonaro admite que pode tirar Gustavo Bebbiano do governo

Sobre a reforma da Previdência, presidente disse que decide nesta quinta-feira

Bolsonaro. Foto: Reprodução/Record TV

O presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de saída do governo do ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, em razão de um suposto esquema de candidaturas laranjas dentro do PSL, nas eleições de 2018, quando Bebianno presidia a legenda. Ele concedeu entrevista ao Jornal da Record, gravada ainda durante a tarde, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Se estiver envolvido e, logicamente, responsabilizado, lamentavelmente o destino não pode ser outro a não ser voltar às suas origens”, afirmou Bolsonaro. Ele disse que determinou à Polícia Federal que investigue o caso e deu carta branca ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, para apurar qualquer tipo de crime sobre corrupção e lavagem de dinheiro.

Reforma da Previdência

O presidente também disse que vai decidir sobre a proposta de reforma da Previdência na tarde desta quinta-feira. “Vamos bater o martelo amanhã. É a data final”, disse Bolsonaro.

“Minha grande dúvida foi se (a idade mínima) passaria para 62 ou 65 anos no caso dos homens e 57 ou 60 para as mulheres. Isso vai ser decidido amanhã”, comentou o presidente.

Bolsonaro também falou sobre as possíveis regras de transição. “Se (a idade mínima aprovada) for 62 (anos para os homens) e 57 (para as mulheres), haverá transição. Por outro lado, também, mas a transição aconteceria até 2030 ou 2032, aproximadamente”, destacou ele, que evitou adiantar uma posição pessoal a respeito do tema. O presidente garantiu que há consenso para aprovação do texto.

O presidente ainda revelou que o desejo dele era “não fazer reforma nenhuma da Previdência”. “Somos obrigado a fazê-la porque, caso contrário, o Brasil quebrará em 2022 ou 2023”, analisou.

Sobre as alterações nas regras de aposentadorias para militares e servidores públicos, Bolsonaro garantiu que a proposta direcionada às forças armadas vai ser a mesma aplicada a policiais e bombeiros.