Itinerário da linha Ipanema/Cavalhada muda permanentemente após ataque a ônibus

Trajeto fica deslocado em cerca de 300 metros, até a avenida Orleaes, na parada próxima ao 8º Esquadrão de Cavalaria

Foto: Mauro Schaefer/CP

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou, hoje, que depois do ataque criminoso a um ônibus da empresa Trevo, registrado na vila dos Sargentos, na noite de segunda-feira, a linha 283 – Ipanema/Cavalhada não retoma o itinerário normal. Mesmo com o reforço de policiamento, anunciado mais cedo pela Brigada Militar, o fim da linha vai continuar deslocado em 300 metros, até a avenida Orleaes, na parada próxima ao 8º Esquadrão de Cavalaria, como ocorre desde a manhã de terça. Nesse ponto, a cerca de 300 metros da Vila dos Sargentos, os passageiros poderão embarcar e desembarcar, devendo seguir o caminho a pé.

Conforme a EPTC, a mudança fica em vigor como forma de prevenção e, também, porque nos próximos dias terão início as obras de realocação do posto de saúde da Vila dos Sargentos, na zona Sul. De acordo com a nota, “a alteração é uma medida para garantir o atendimento à população local e também manter a necessidade operacional com manobras e estocagem”, no terminal da linha, que passa a funcionar na esquina da avenida Guaíba com a rua Jacipuiá. A EPTC garante que, mesmo que o terminal fique antes, o ônibus vai continuar se deslocando até a parada da Orleaes – a mais próxima da vila.

Na noite do ataque, conforme a Brigada Militar, apenas o motorista e o cobrador eram ocupantes do coletivo. Os criminosos também deram tiros para cima para intimidar os moradores. Hoje a BM também informou que reforçou o policiamento ostensivo na vila dos Sargentos, no bairro Serraria.

Na manhã desta quarta, a corporação instalou uma base móvel junto ao terminal situado na rua Geralda dos Santos Moreira, onde o coletivo havia sido queimado. Além disso, os policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vão circular com viaturas pela região.