A Prefeitura de Porto Alegre contabilizou 26 blocos inscritos para participarem do Carnaval de Rua em 2019. As documentações foram remetidas até a sexta-feira passada. O objetivo principal, agora, é organizar requisitos, datas e locais para que não haja conflito de interesses.
Os blocos serão credenciados e ordenados em ordem decrescente a partir de uma pontuação atribuída por uma comissão de avaliação formada pela Prefeitura. O resultado desse ranking vai ser publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Em caso de empate, deve ser feito sorteio.
É a primeira vez que Porto Alegre vai ter carnaval de rua organizado através de edital, com regras e encargos, e sem ônus aos cofres públicos.
Quem organiza
A Prefeitura anunciou, na semana passada, que a empresa Impacto Vento Norte Produções Técnicas venceu a disputa do Pregão Eletrônico para organizar e oferecer estrutura para os desfiles de Carnaval de Rua, em troca do direito de publicidade. O lance vencedor de outorga, a ser paga ao município, é de R$ 50.001,00.
Se as duas empresas derrotadas no pregão não apresentarem recurso, o nome da vencedora deve ser homologado, o que antecede a assinatura do contrato. Os valores não serão custeados pela prefeitura, que vai empregar o mínimo de recursos humanos nas programações.
Quando
O cronograma do Carnaval de Rua 2019 abre em 16 de fevereiro e segue até 24 de março, sempre entre 8h e 21h. Os circuitos serão centralizados, e os oito eventos do chamado “circuito comunitário-descentralizado” não farão parte desse calendário. A listagem final deve ser divulgada nos próximos dias.
Os eventos em ruas internas da Cidade Baixa devem envolver apenas quatro blocos (em 2 e 5 de março), que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público.