Kataguiri desiste de disputar presidência da Câmara e declara apoio a Van Hattem

Deputado eleito negou que tenha sofrido pressões internas para desistir

O deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) retirou a candidatura à presidência da Câmara e anunciou apoio ao também deputado eleito Marcel Van Hattem (Novo-RS). O anuncio, feito pelos dois parlamentares, ocorreu nesta quarta-feira. Kataguiri disse que Marcel reúne as qualificações para realizar as reformas necessárias e deixar a Câmara mais enxuta e veloz. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Kataguiri havia anunciado a candidatura apesar de o partido apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-SP). “Ele não defende as reformas administrativas e não tem um canal direto de comunicação com a população”, afirmou o deputado, que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), ao responder o porquê de não apoiar o correligionário.

Kataguiri negou que tenha sofrido pressões internas para desistir e disse que chegou a conversar com Maia antes de tomar a decisão. “Maia respeita meu apoio”, acrescentou, dizendo que o posicionamento é ideológico. Segundo ele, não houve negociação de posições na Casa.

Já Van Hattem, segundo o Estadão, afirmou que ele e Kataguiri defendem as mesmas ideias e agradeceu o apoio do colega. O Novo, que anunciou nessa terça a candidatura de Van Hattem, prega a favor da desburocratização da máquina pública, do fim do foro privilegiado e das reformas da Previdência e tributária. Van Hattem também afirmou que o partido se mantém em posição de independência em relação ao governo de Jair Bolsonaro.

Apesar de ter conseguido eleger só oito deputados eleitos, o Novo garante que vem conversado com integrantes de outras legendas para angariar apoio, inclusive do PSL, que decidiu integrar o bloco do atual presidente da Casa. Maia já conta com o apoio de 12 agremiações.