Marcelo Yuka, fundador do grupo O Rappa, morreu nesta sexta-feira (18), aos 53 anos. O músico sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e estava internado desde o dia 2 de janeiro, no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ele morreu às 23h40, em decorrência de um AVC isquêmico, segundo informou o próprio hospital.
Yuka completou 53 anos no último 31 de dezembro. O músico, que nasceu Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, no Rio de Janeiro, atuava em uma ONG que incentivava a pesquisa de com células-tronco. Em agosto do ano passado, ele havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).
Ainda em 1993, Yuka ajudou a fundar O Rappa. Na banda, sempre com letras politizadas e de forte cunho social, ele ficou até 2001. Entre suas músicas mais conhecidas estão Pescador de Ilusões, A Feira e Minha Alma e O que sobrou do Céu.
Em novembro de 2000, o músico foi baleado em um assalto que o deixou paraplégico e o impossibilitou de tocar bateria. Ainda assim, ele procurou novos caminhos e criou o F.UR.T.O. Como ele próprio costumava a dizer, o “F.UR.T.O era maior do que o Rappa poderia lhe oferecer”.
Em 2012, Yuka foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL e ficou em segundo lugar.