Tem início nesta terça-feira o prazo para credenciamento de blocos interessados em participar do Carnaval de Rua em Porto Alegre. Somente poderão participar as entidades que preencham as condições estabelecidas no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Os eventos na Cidade Baixa ocorrerão com blocos que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público. As inscrições seguem até o dia 25 de janeiro.
Os documentos devem ser entregues à Secretaria da Fazenda, no Centro de Porto Alegre. Os blocos terão de 16 de fevereiro a 24 de março para desfilar, sempre respeitando o horário entre 8h e 21h, devendo ocorrer em feriados e finais de semana. A Prefeitura vai selecionar até 30 blocos para os circuitos centralizados e os oito eventos do carnaval do circuito comunitário-descentralizado. O calendário e os locais de desfile vão ser divulgados posteriormente.
No bairro Cidade Baixa, somente quatro blocos poderão desfilar, conforme decisão judicial, e apenas nos dias 2 e 5 de março (dois deles em cada dia). As demais apresentações vão ocorrer em vias maiores do bairro ou em outras regiões da cidade, como a Orla do Guaíba e zona Norte, por exemplo.
O edital também dispõe sobre o licenciamento de blocos independentes, com patrocínio próprio. Esses vão poder desfilar entre 26 de janeiro e 10 de fevereiro ou de 30 de março a 14 de abril, mediante disponibilidade do local solicitado. A íntegra do edital pode ser conferida aqui.
Essa é a primeira vez que Porto Alegre organiza o Carnaval de Rua a partir de editais, com regras e caderno de encargos, e sem uso de dinheiro da Prefeitura. O processo também prevê o emprego mínimo de recursos humanos para não onerar o serviço público.