O médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, está com infecção urinária. A informação é da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP), responsável pelo Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia, onde João de Deus está preso, após denúncias de abuso sexual contra mulheres.
Segundo a DGAP, o médium, que está preso desde 16 de dezembro, passou mal pela manhã. Ele recebeu atendimento no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que apontou a causa da infecção.
Durante exames clínicos feitos na manhã desta quarta-feira, com os presos do núcleo de custódia, a equipe local constatou sangue na urina. De acordo com nota divulgada pela DGAP, João de Deus deve retornar à prisão após os exames hospitalares.
O médiu, de 76 anos, submeteu-se em 2015 a uma cirurgia e tratamento por causa de um câncer no estômago e, segundo a assessoria da Casa Dom Inácio de Loyola, onde João passou 40 anos prestando atendimento espiritual, ele é cardiopata.
No dia 28 de dezembro, o Ministério Público de Goiás apresentou denúncia na Justiça estadual contra o médium por violação sexual e estupro de vulnerável.
A denúncia teve como base quatro crimes: dois delitos de violação sexual mediante fraude e dois crimes de estupro de vulnerável, todos casos ocorridos em 2018, segundo o Ministério Público, que apura outras denúncias recebidas (mais de 250 casos até então).