Vendas de Natal crescem 8,83% em Porto Alegre

Ticket médio para as compras ficou em R$ 146,33, superando o valor levantado em pesquisa prévia com os consumidores

Foto: Alina Souza/CP

Os dias que antecederam o Natal foram de movimento positivo no comércio de Porto Alegre. Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, em função do feriadão, milhares de consumidores anteciparam as compras em 2018.

De acordo com estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa da Entidade, a variação do aumento das vendas de Natal ficou em 8,83%. Promoções (42,9%), produtos bons e diferenciados (28,6%) e a fidelidade dos clientes à marca (14,3%) foram os principais motivos relatados para esse desempenho.

No ranking dos itens mais comprados, produtos tradicionais estiveram no topo: roupas, com 45%, e calçados, com 27,5%. Eletroeletrônicos e celulares vieram em seguida, com 15% e 10% de procura, respectivamente, seguidos de brinquedos, buscados em 10% das lojas participantes da pesquisa. Perfumes e cosméticos (7,5%), itens de maquiagem (7,5%), artigos de decoração (5%) e eletrodomésticos (5%) também foram opções de presentes, segundo relato dos lojistas entrevistados pelo estudo.

O ticket médio para as compras ficou em R$ 146,33, superando o valor levantado em pesquisa prévia com os consumidores, que disseram estar dispostos a gastar R$ 135 por produto.