Cerca de 11% dos contribuintes da Capital já pagaram o IPTU de forma antecipada

Até 3 de janeiro, Fazenda espera que sejam quitadas 47% das guias do imposto

Foto: Joel Vargas/PMPA

Até esta quarta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre contabilizou o ingresso de R$ 77,8 milhões referentes ao pagamento antecipado o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2019. O montante corresponde a 11,31% do total de guias, mais do que o dobro arrecadado no mesmo período do ano passado, quando o ingresso havia sido de R$ 33 milhões.

O pagamento antecipado gera um desconto de 10% oferecido pela Prefeitura que pode ser aproveitado até 3 de janeiro de 2019. Até lá, a Fazenda espera que 47% das guias sejam quitadas pelos contribuintes. Elas começaram a ser enviadas em 15 de dezembro pelos Correios, mas também podem ser acessadas no site da Secretaria Municipal da Fazenda.

Conforme o secretário Leonardo Busatto, os recursos do IPTU se tornaram fundamentais, diante da crise, para o pagamento da folha dos servidores e o custeio de serviços prioritários para a cidade.

De 4 de janeiro e 8 de março, os contribuintes podem quitar o valor em cota única, sem desconto. Quem optar pelo pagamento parcelado pode dividir o valor em dez vezes, também sem desconto. No caso de contribuintes que aderirem ao parcelamento, as guias chegarão a partir da segunda quinzena de fevereiro. O primeiro vencimento ocorre em 8 de março.