Eduardo Leite anuncia três novos secretários de seu governo

Catarina Paladini, Covatti Filho e Luís da Cunha Lamb vão dirigir pastas na próxima gestão

Leite anuncia três novos secretários de seu governo | Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira mais integrantes de seu governo. O deputado Catarina Paladini (PR) será o titular da pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, enquanto Covatti Filho (PP) ficará com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Luís da Cunha Lamb será o responsável pela área de Inovação, Ciência e Tecnologia. A confirmação dos nomes ocorreu em coletiva de imprensa em Porto Alegre.

Durante o anúncio, Leite confirmou a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável por tratar de políticas públicas para os agricultores familiares. O governador eleito disse que mesmo com a fusão da SDR com a Pasta da Agricultura, o governo continuará com políticas para os pequenos agricultores.

Covatti Filho será o secretário mais novo da gestão, com 31 anos. Natural de Frederico Westhpalen, ele atua nas temáticas relacionadas à área da Agricultura no Congresso Nacional. Para o futuro secretário, a Pasta fortalecerá políticas para o desenvolvimento do setor no RS.

Paladini recentemente deixou o PSB e se filiou ao PR. Natural de Santa Catarina, o que lhe rendeu o apelido, José Antonio Frozza Paladini fez vida pública em Pelotas. Leite e seu novo secretário foram adversários nas eleições de 2012; no segundo turno, entre o futuro governador e Marroni (PT), Paladini apoiou o petista.

Luís da Cunha Lamb é um nome técnico. Pós-doutorado em Group Of Logic Language And Computation King’s College London, no Reino Unido, ele é professor do Departamento de Informática Teórica da Ufrgs e atual pró-reitor da pesquisa da mesma universidade. “O papel do Estado é induzir políticas públicas que incentivem a troca de conhecimento entre a academia e a sociedade. Nos casos de sucesso pelo mundo, grandes universidades têm pesquisas ativas e investimentos privados muitos fortes”, explicou.

Até esta sexta-feira, Eduardo Leite já havia anunciado o nome de Beatriz Araújo, para a Cultura; Ranolfo Vieira Junior para a Segurança Pública, Artur Lemos Junior para o Meio Ambiente e Infraestrutura; Leany Lemos para o Planejamento; Tânia Moreira para a Comunicação; Otomar Vivian para a Casa Civil; Marco Aurelio Santos Cardoso para a Fazenda e Eduardo Cunha da Costa para o cargo de Procurador-Geral do Estado.