RS cria mais de 10 mil empregos em novembro, melhor resultado em quatro anos

Saldo mensal é o terceiro maior do país, atrás apenas dos de São Paulo e do Rio

Foto: Marcello Casal Jr / ABr / Divulgação / CP

A economia gaúcha criou, em novembro, 10.121 vagas de emprego com carteira assinada. O resultado é o melhor para o período, desde 2014, e o terceiro maior do país no mês passado, atrás apenas dos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Contribuíram para o desempenho, no Rio Grande do Sul, os setores de Comércio, que criou mais de 5 mil vagas, a Agropecuária, com 3,2 mil, e o de Serviços, com mais 2,5 mil. O resultado negativo mais expressivo veio da Indústria da Transformação, que fechou quase 900 empregos no mês passado.

Os dados foram apresentados hoje pelo Ministério do Trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro mostra, ainda, que no acumulado do ano, o Rio Grande do Sul criou 42.061 empregos formais, 4.847 deles em Porto Alegre.

No país, foram criados 58.664 postos formais de trabalho em novembro. A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível tinha sido em novembro de 2010. No acumulado do ano, foram geradas 858.415 vagas de trabalho.

Tradicionalmente, a geração de emprego no comércio e nos serviços é normal nos últimos meses do ano, em função das vendas de Natal e da movimentação para as festas de fim de ano. A indústria demite por ter terminado a produção das mercadorias a serem comercializadas no período natalino, enquanto a agricultura está em um período de plantio da maioria das safras.