O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira que fará uma seleção de profissionais brasileiros para repor a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. Conforme o órgão, no começo da próxima semana, será dada uma entrevista para esclarecer detalhes do edital do certame e a chamada para inscrições. A seleção em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro, de acordo com a pasta, e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.
• Saída dos cubanos do Mais Médicos afetará saúde em Porto Alegre, diz secretário
O órgão fará hoje uma reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a definição da saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos e a entrada de profissionais brasileiros a serem selecionados por edital. Segundo informações do Ministério, ainda será finalizada a proposta de edital para a seleção dos profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos.
• CNM alerta para “estado de calamidade pública” com saída de médicos cubanos
O governo de Cuba anunciou nesta semana o rompimento unilateral da participação no programa Mais Médicos. O motivo para a decisão foram as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) com críticas ao programa criado na gestão petista.