Ao ser mencionado pelo futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) para comandar a Câmara Federal, o deputado federal reeleito Alceu Moreira (MDB-RS) criticou a atual gestão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à frente da Casa. O democrata, que também trabalha nos bastidores para garantir a reeleição, foi alvo de apontamentos do presidente do MDB/RS. Cotado para presidir a Câmara, Moreira já costura com diferentes frentes do Parlamento, como a bancada ruralista, apoio para presidir o Legislativo.
Para Alceu Moreira, Rodrigo Maia vêm prejudicando os trabalhos na Casa em virtude da falta de clareza para definição das pautas de votações. O deputado gaúcho também considera que a aproximação de Maia com deputados de esquerda do Rio de Janeiro retardou diferentes debates no Parlamento.
Contudo, Moreira adverte que Rodrigo Maia não detém energia suficiente para viajar os quatro cantos do Brasil para ouvir a sociedade a fim de encaminhar as demandas necessárias para serem votadas na Casa. “A Câmara tem que ser muito mais pragmática, forte e definir com clareza as pautas de votação que interessam a sociedade. Eu não vejo no perfil do Rodrigo qualquer disposição desta. O Rodrigo é o bom carioca. É uma rica criatura, bom de trato, educado e amável. Mas, cá entre nós, o suor não é muito do seu gosto”, disparou. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta segunda-feira.
Nesta segunda-feira, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu que o futuro presidente da Câmara atue como um trator diante dos partidos de esquerda para evitar a derrubada do governo do pai dele, o presidente eleito Jair Bolsonaro. Além de Alceu Moreira e Rodrigo Maia, ele ainda citou os nomes do Capitão Augusto (PR-SP) e do delegado João Campos (PRB-GO) para presidência da Casa.