Assim como em 2017, os servidores públicos de Porto Alegre vão receber o 13° salário de forma parcelada, em dezembro. O resultado do cálculo financeiro será divulgado nos próximos dias. Sem recursos em caixa, o benefício deve ser parcelado em dez vezes. O 13° do funcionalismo está orçado em R$ 140 milhões. Novembro já é quinto mês consecutivo de parcelamento de salários para o funcionalismo municipal.
Sem avistar recursos extraordinários em caixa, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto, adverte que o 13° será novamente parcelado. “A perspectiva é zero (de pagar em dia o 13°) porque nós não vamos ter dinheiro para pagar os salários de novembro. A gente ainda está com o salário de outubro atrasado e a folha de novembro deve atrasar também. Além disso, a Fazenda deve ter recursos para pagar o salário de dezembro somente com a antecipação do IPTU, mas para o 13° a gente não vai ter dinheiro”, salienta. A declaração foi dada nesta segunda-feira durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.
Ainda sobre o funcionalismo, Busatto reafirma que os salários de outubro devem ser quitados até o dia 14. O secretário da Fazenda de Porto Alegre também falou sobre projeto de revisão da planta do IPTU. Em regime de urgência na Câmara Municipal, a proposta do Executivo passa a trancar a pauta de votações no próximo dia 15. Leonardo Busatto reforça que mesmo que seja aprovada neste ano, a lei só entrará em vigor a partir de 2020 na Capital. “Ainda temos a expectativa de votar este projeto para vigorar em 2020”, estima.
Busatto no Piratini
Cotado para compor o futuro governo de Eduardo Leite (PSDB), Leonardo Busatto afirmou que não recebeu convite algum para ingressar no Palácio Piratini. Nos bastidores, o nome do secretário é defendido para comandar a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz). Busatto foi categórico ao assegurar que não foi chamado, porém deixou em aberto a possibilidade de atuar ao lado de Leite, caso seja chamado. “Hoje, eu não tenho a intenção de sair, mas se recebesse um convite eu iria avaliar”, finalizou.