A Justiça Federal do Rio Grande do Sul segue realizando hoje e amanhã o mutirão de conciliação envolvendo ações de desapropriação de famílias para construção da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. A expectativa é atender, durante três dias, 150 famílias da Ilha dos Marinheiros para negociar os valores das indenizações.
O primeiro dia do mutirão de conciliação terminou com 48 acordos. Ao todo, a 26ª Vara Federal de Porto Alegre realizou 53 audiências nesse primeiro dia. Outras quatro audiências foram redesignadas para ocorrer em nova data.
Nesta terça-feira, as rodadas de negociações continuam no auditório do prédio-sede da instituição em Porto Alegre. Mais 50 famílias da Ilha dos Marinheiros vão dialogar com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) buscando construir uma solução consensual que envolve a compra assistida, empreendimento imobiliário e indenização das benfeitorias feitas.
As audiências estão sendo realizadas em dois turnos, às 9h e às 14h, com cinco mesas de conciliação simultâneas. Todas elas contam com a presença de servidores da 26ª Vara Federal sob a coordenação dos magistrados presentes. As negociações serão realizadas dentro do Projeto Audiências Coletivas de Conciliação.