O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa para o governo do Rio Grande do Sul, com 53,62% dos votos válidos, contra os 46,38% do atual governador José Ivo Sartori (MDB).
Com 100% das urnas, os votos brancos eram 4,41% e os nulos, 9,48%. A abstenção ficou em 18,87%.
O futuro governador gaúcho teve 35,9% dos votos no primeiro turno. Com discurso de renovação na política, foi eleito em 2012 o mais jovem prefeito de Pelotas, onde também exerceu mandato de vereador. Nas eleições municipais de 2016, decidiu não concorrer à reeleição e lançou a candidatura da vice, Paula Mascarenhas.
Ao concluir o mandato de prefeito, foi para o exterior estudar, mas voltou ao país para assumir a presidência estadual do PSDB, quando passou a percorrer o estado e fazer reuniões. Eduardo Leite, de 33 anos, é formado em Direito.
Candidato derrotado
O atual governador do Rio Grande do Sul obteve 31,11% dos votos no primeiro turno. Ivo Sartório iniciou a carreira política no movimento estudantil e desde 1976 acumula cargos eletivos, sempre pelo MDB (antigo PMDB), ao qual é filiado desde 1974.
Foi vereador e prefeito de Caxias do Sul. Exerceu cinco mandatos consecutivos de deputado estadual e chegou à presidência da Assembleia Legislativa. Foi deputado federal, mas renunciou na metade do mandato para assumir a prefeitura de Caxias do Sul.
Sexta tentativa
Sartori é o sexto governador seguido que não consegue se reeleger. Antes dele, tentaram um segundo mandato Antonio Britto, Olívio Dutra, Yeda Crusius, Germano Rigotto e Tarso Genro.