Um dia após o Palácio do Planalto ter projetado para o fim de dezembro a entrega da segunda Ponte do Guaíba, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, nesta quinta, não ter sido comunicado oficialmente da estimativa. No estágio atual do empreendimento, a autarquia reitera que a obra só fica pronta no segundo semestre de 2019, na gestão do futuro presidente.
Nessa quarta-feira, o governo federal anunciou o remanejamento de R$ 1 bilhão para acelerar os trabalhos em 20 empreendimentos incluídos no programa Desafio Chave de Ouro. A meta é encerrar a gestão do presidente Michel Temer (MDB) com um legado de estruturas entregues.
O Dnit esclarece que ainda não recebeu nenhuma sinalização de aporte extra da União. Além disso, frisa que a demora na conclusão da ponte envolve, sobretudo, a remoção de cerca de mil famílias que residem na Ilha Grande dos Marinheiros. No início do mês, o ministro da secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, considerou o reassentamento o “calcanhar de Aquiles” da obra.
Hoje, o superintendente do Dnit-RS, Allan Magalhães Machado, endossou a impossibilidade de entregar a ponte em dois meses. “É um processo complexo porque envolve famílias e moradores que precisam ter seu direito a moradia respeitado. Realmente, é um ponto preocupante porque você depende da aquisição dos imóveis, do reassentamento das famílias para liberar a área. Nós concordamos que é um ponto bastante crítico, que precisa acontecer para que o empreendimento avance”, sustenta.
O Planalto trabalha, ainda, com a possibilidade de concluir apenas a extensão da obra, ligando Porto Alegre a Guaíba. Para dar celeridade aos trabalhos, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul vai realizar audiências para tratar o tema nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Outras já foram agendadas para 6, 7 e 8 de novembro, e ainda há reserva de datas para os meses de novembro e dezembro.
A construção da estrutura iniciou em outubro de 2014. Quatro anos depois, 70% das obras foram concluídas pela construtora Queiroz Galvão. Até o momento, foram investidos R$ 464 milhões. Para ser concluído, o empreendimento ainda precisa de mais de R$ 300 milhões. O custo da segunda Ponte é estimado em aproximadamente R$ 750 milhões.