O Inter conseguiu uma importante vitória na briga pelo título do Campeonato Brasileiro neste domingo. Diante de um Beira-Rio lotado, o Colorado contou com grandes atuações de D’Alessandro e Leandro Damião para vencer o São Paulo de virada, por 3 a 1, em um duelo direto na parte de cima da tabela. Liziero abriu o placar para o Tricolor Paulista, mas Damião, duas vezes, e Nico López garantiram a virada gaúcha.
Com a vitória diante de mais de 45 mil torcedores no Beira-Rio, o Inter sobe para 56 pontos e segue na vice-liderança do Brasileirão. O Colorado tem três pontos a menos que o líder Palmeiras, que venceu o Grêmio no Pacaembu por 2 a 0. O São Paulo fica na quarta posição, com 52.
O Colorado volta a campo na segunda-feira, dia 22, para mais um jogo no Beira-Rio. O adversário dessa vez será o Santos. O São Paulo joga no próximo sábado, às 19h, diante do Atlético-PR no Morumbi.
Odair aposta em D’Alessandro como titular
Com Leandro Damião voltando de lesão e sem condições de atuar os 90 minutos, o técnico Odair Hellmann escalou D’Alessandro como titular. O argentino correspondeu à confiança do treinador e foi o condutor do time enquanto esteve em campo.
Com D’Alessandro atuando pela faixa central do meio-campo ao lado de Edenilson e Dourado, Patrick foi deslocado para jogar pelo lado esquerdo. Pottker iniciou a partida pelo lado direito com o Nico López atuando como centroavante.
São Paulo marca no começo
Nem deu tempo para o Inter se postar em campo com as mudanças de Odair Hellmann e o São Paulo abriu o placar no Beira-Rio. Aos 2 minutos, após uma bola perdida por Edenilson no meio-campo, o Tricolor Paulista pegou a defesa colorada desarrumada. Reinaldo recebeu na esquerda e cruzou para Liziero, que apareceu entre Emerson Santos e Cuesta e desviou para o gol, 1 a 0.
O Inter respondeu bem ao gol do São Paulo. Com D’Alessandro como protagonista, o Colorado assumiu o controle do jogo e foi em busca do empate, que poderia ter vindo aos 13 minutos. Após jogada de Patrick, Nico López driblou o goleiro Jean e mandou para as redes. O lance acabou mal anulado por impedimento. Nico López estava mesmo adiantado, mas a bola veio de Hudson, que deu um carrinho para evitar o chute de Patrick e acabou dando o “passe” para o uruguaio.
O gol anulado não abateu o Inter, que seguiu em cima. Aos 17, D’Alessandro deu o drible “la boba” e cruzou de direita para a área. O goleiro Jean falhou e a bola chegou a Patrick, que, desequilibrado, não conseguiu desviar para o gol vazio.
Damião sai do banco para empatar o jogo
Logo depois veio uma lesão que mudou o rumo da partida. William Pottker sentiu dores na coxa e teve de sair. Leandro Damião entrou na equipe e o Inter aumentou o seu poder ofensivo. Logo em seu primeiro lance, Damião sofreu falta de Hudson perto da área. Na jogada, D’Alessandro cruzou e o camisa 9 apareceu para cabecear, mas acabou mandando para fora.
Com o cronômetro chegando aos 41 minutos, D’Alessandro quase marcou um golaço. O argentino bateu uma falta do lado direito da área procurando o ângulo e acertou a trave de Jean tirando o “uh” da torcida colorada.
O Inter tanto insistiu que conseguiu chegar ao empate antes do intervalo. Aos 46 minutos, Nico López, que estava apagado desde o gol anulado, fez uma grande jogada pela direita. O uruguaio cruzou na medida e Leandro Damião aproveitou. O camisa 9 cabeceou no primeiro pau e fez a alegria dos mais de 45 mil colorados presentes no Beira-Rio, 1 a 1.
Inter volta do intervalo pressionando e vira
Empolgado pelo gol nos últimos minutos do primeiro tempo, o Inter voltou para a etapa final pressionando. Logo a um minuto, D’Alessandro bateu e falta e por pouco não marcou. Atrapalhado por Cuesta, o goleiro Jean caiu meio sem jeito, mas conseguiu salvar quase em cima da linha.
Sem conseguir marcar o ataque colorado, o São Paulo seguiu fazendo faltas e acabou castigado aos 6. D’Alessandro bateu falta da intermediária, Cuesta desviou e Leandro Damião, de novo ele, apareceu empurrar para o gol e virar o placar no Beira-Rio, 2 a 1.
Recuo perigoso
O Inter não conseguiu manter a intensidade dos primeiros minutos e recuou. O São Paulo, então, passou a ameaçar o gol de Marcelo Lomba. A primeira chance veio aos 13 com Hudson, que recebeu livre e chutou para fora.
Aos 20, o técnico Diego Aguirre mexeu no seu time pela primeira vez e mandou dois novos atacantes a campo. Tréllez e Gonzalo Carneiro entraram nos lugares de Nenê e Liziero. Logo em seguida, o Tricolor teve outra chance. Em cruzamento de Rojas, Diego Souza desviou de cabeça e mandou perto do gol.
O jogo seguiu com o São Paulo pressionando e o Inter tentando reagir com contra-ataques. Os dois times tiveram gols anulados em sequência. Aos 27, Nico López se livrou de dois marcadores e mandou para o gol, mas o lance foi parado por impedimento. Aos 32 foi a vez do São Paulo ter um tento anulado. Após cruzamento para a área, a bola sobrou para Gonzalo Carneiro, que mandou para o fundo das redes, mas ele estava impedido.
Já sentindo o desgaste do jogo e sem conseguir organizar as jogadas de ataque do Inter, D’Alessandro saiu aos 38 minutos. O argentino deu lugar a Wellington Silva, uma aposta de Odair para seu time ter uma jogada de velocidade no contra-ataque. E o Colorado quase marcou o terceiro gol aos 40 minutos. Em lance pelo lado esquerdo, Iago cruzou na medida para Edenilson, que subiu sozinho, mas cabeceou para fora.
Nos minutos finais, o São Paulo insistiu em cruzamentos para a área colorada sem efetividade. Em uma disputa com Tréllez pelo alto, Emerson Santos sofreu lesão e saiu aos 47. Klaus entrou para compor a zaga colorada com Victor Cuesta.
Mas foi o ataque colorado que trabalhou bem nos minutos finais. Aos 48, Leandro Damião recebeu passe de Edenilson e foi derrubado por Anderson Martins dentro da área: pênalti. Nico López bateu sem chances para Jean e marcou o terceiro gol garantindo a vitória do Inter.