Estudo aponta relevância do setor do tabaco no Brasil

Foto: Sinditabaco

Municípios em que o tabaco tem uma presença relevante apresentam indicadores melhores de condição de vida e de bem-estar da população local. A conclusão é do estudo Relevância do setor do tabaco no Brasil, elaborado pela Tendências Consultoria Integrada a pedido do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) que avaliou indicadores econômicos e sociais com objetivo de quantificar, por meio de dados públicos, a importância do setor sob a ótica econômica e social.

PRODUÇÃO X RENDA
A cultura é basicamente concentrada na Região Sul do País (98%) e muitos municípios brasileiros dependem do tabaco para a geração de empregos e de renda. Estudo conduzido em 2016 pela UFRGS reportou que nos três Estados em que há produção de tabaco, os produtores apresentam uma renda média superior ao conjunto da população geral desses mesmos Estados e também a do brasileiro (64% superior).

Segundo dados do IBGE para o ano de 2017, o cultivo do tabaco mostra relevância dentro da renda do setor agropecuário brasileiro, com o seu valor total sendo da mesma ordem que o de culturas como o feijão, algodão, banana e arroz. Dentro da região Sul, os resultados são ainda mais expressivos, com o valor total de produção do tabaco se equiparando à cultura do arroz, do milho e das carnes suína e bovina.