Eduardo Leite prega renovação e descarta apoio ao PT no segundo turno

Líder nas urnas do primeiro turno reconheceu necessidade de o PSDB fazer autocrítica

Eduardo Leite, do PSDB. Foto: Laura Gross/Rádio Guaíba

O candidato do PSDB ao governo estadual, Eduardo Leite, discursou em Pelotas, ao confirmar a vitória no primeiro turno eleitoral neste domingo. O postulante ao Piratini vai enfrentar o atual governador, José Sartori (MDB). Ele pregou atender à demanda de “renovação” que o povo mostrou nas urnas e aproveitou para descartar qualquer possibilidade de apoiar o PT na campanha presidencial do segundo turno.

“A população não quer mais o que está aí”, frisou Leite. “A população quer algo novo do que os políticos tradicionais”, reforçou, antes de se colocar entre quem levanta essa bandeira. “Estamos identificados nesse sentimento de indignação e urgência.”

Questionado sobre as alianças para o segundo turno, o candidato se posicionou claramente. “Uma coisa eu garanto, o PT não pode voltar ao poder, pois entendo como retrocesso ao nosso país”, definiu. “Um partido que nos jogou nessa crise, crise fiscal e de desconfiança. Gerou desemprego. Ele não pode retornar ao poder”, avaliou.

Ainda assim, ele não cravou voto em Bolsonaro. “Apoios eventuais serão negociados com base em princípios e projetos. Precisa promover consenso estratégico.”

Eduardo Leite também analisou a situação do PSDB no cenário nacional, com menos de 5% dos votos para Geraldo Alckmin. “O partido vai fazer reuniões para avaliação. Vou procurar a revisão e a autocrítica”, ponderou. “O processo foi mal conduzido no ano passado, nosso presidente Tasso Jereissati tentou fazer uma renovação e não conseguiu prosperar diante de reações internas”, completou.