A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha de vacinação de crianças contra sarampo e poliomielite por 15 dias. O pedido de prorrogação do prazo e flexibilização da data do dia D foi formalizado ao Ministério da Saúde pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Com prazo estendido, explica o secretário Erno Harzheim, a intenção é aumentar a cobertura vacinal de crianças de um ano a menores de cinco anos, alvo da campanha nacional em 2018. “O Dia D de vacinação será o 15 de setembro, sábado”, anunciou o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre.
Inicialmente, a campanha de vacinação de crianças terminaria na sexta-feira, 31. Como a meta de imunizar 95% do público-alvo não foi alcançada, o ministério decidiu prorrogar o prazo.
Em Porto Alegre, segundo dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a cobertura vacinal da faixa etária da campanha é de 51,8% para pólio e 51% para sarampo. No RS, os percentuais são de 75,3% e 75,1%. No país, 78,1% e 83,8% respectivamente.
No período da campanha, entre 6 de agosto e a manhã de quinta-feira, 30, o número de doses administradas das vacinas na Capital estava em 33.249 para sarampo e 33.789 da vacina contra poliomielite segundo registros do SIPNI. Os números são parciais e sujeitos a revisão.