A Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, lança na Expointer 2018 a vacina Policlostrigen, a única vacina do mercado completa contra Clostridioses e Diarreia.
O novo produto oferece proteção contra nove doenças simultaneamente: carbúnculo sintomático ou manqueira, gangrena gasosa ou edema maligno, enterites necróticas, enterotoxemia ou doença do rim polposo, miosite necrótica, hepatite necrótica infecciosa, endotoxemia bacteriana (bactérias gram negativas e endotoxinas), enterite hemorrágica e hemoglobinúria bacilar, enfermidade bacteriana que ocorre com frequência especialmente na região Sul do Brasil. Além disso, possui a cepa J5, que previne diarreia de terneiro e mastite de vacas de corte.
“Com essa nova vacina, a Biogénesis Bagó contribui ainda mais para que os produtores consigam superar suas fronteiras produtivas ao ajudar a prevenir uma das doenças que mais mata bovinos no Brasil. As clostridioses causam perdas anuais que chegam a mais de 400 mil animais, com prejuízos diretos em torno de R$ 1,1 bilhão. São doenças impossíveis de serem erradicadas e que exigem, sobretudo, a adoção de medidas preventivas como a vacinação específica”, explica o gerente de produto da Biogénesis Bagó, Pedro Hespanha.
Ele ressalta ainda a ação da Policlostrigen contra a diarreia, principal causa de mortalidade na fase de aleitamento, além de diminuir a taxa de crescimento, reduzir a eficiência alimentar e a resistência do sistema imune do animal a outras doenças. Outra ação da nova vacina é para combater um problema que muita gente acha ser restrito somente à pecuária leiteira, mas que é também um problema no corte: a mastite. Estudos mostram mais de 29% de incidência de mastite subclínica em vacas de corte zebuínas 30 dias após o parto. Em amostras coletadas de vacas de corte, em Bagé (RS), constatou-se que 34% dos casos de mastite foram ocasionados por Escherichia coli, causadora de mastite. “Outro dado alarmante: bezerros nascidos de vacas com mastite subclínica podem pesar até 14 kg/cabeça a menos à desmama. Ou seja, mastite é uma realidade em vacas de corte e precisa ser combatida para ganharmos em produtividade na pecuária, reduzindo perdas”, complementa Hespanha.
A Policlostrigen tem em sua formulação as principais cepas de clostrídios, com frações bacterinas e toxoides para uma melhor resposta imunológica, além da Cepa J5 de E.coli contra as síndromes endotoxêmicas e diarreia neonatal.
Fonte: Assessoria