Médicos do GHC realizam ato público hoje

Categoria quer assinatura de acordo coletivo

Os médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) vão realizar um ato público em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 12h. Os profissionais haviam decidido, em assembleia, paralisar as atividades, mas mudaram de ideia.

Conforme o Sindicato Médico do RS (Simers), a mobilização faz parte de uma série de ações referentes à indefinição sobre a assinatura do acordo coletivo. A assembleia dos médicos foi realizada após a audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na ocasião, o desembargador Ricardo Carvalho Fraga sugeriu a negociação de um acordo parcial.

Uma nova audiência está marcada para o dia 6 de setembro, às 16h, também no TRT. Até lá, a direção do GHC se comprometeu em buscar a autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), em Brasília, para assinar o acordo.

O que diz o acordo

A proposta visa, entre outras medidas, regulamentar os contratos de trabalho de médicos e autorizar a migração de jornadas de trabalho para adequação de horários. A assinatura vem sendo debatida entre sindicatos e direção há mais de um ano e meio. As negociações foram concluídas em maio deste ano. A direção informou que necessita da aprovação da SEST para assinar o documento. Os odontólogos também fazem parte da ação.