A prefeitura de Porto Alegre apresentou, na manhã desta quinta-feira, o sistema de cercamento eletrônico nas ruas da Capital. A partir de agora, os pardais da cidade, além de multarem os veículos que trafegam com excesso de velocidade, fazem a fiscalização do trânsito e será possível fazer a identificação e rastreamento dos automóveis e das rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança.
São 115 vias monitoradas em 45 locais. No total, Porto Alegre conta, a partir de agora, com monitoramento em 70 locais, incluindo os pardais e as demais câmeras de videomonitoramento da EPTC.
Segundo o prefeito Nelson Marchezan Jr., a partir dessa tecnologia, será possível oferecer imagens de melhor qualidade e visualização mais nítida dos números das placas e, assim, coibir o crime. “Mais do que identificar o veículo e abordá-lo, [é importante saber] a inteligência de quando abordar, de quando fazer a blitz, além do histórico, trajeto, trechos e horários [de passagem dos veículos]. Futuramente teremos a imagem do cidadão que está dirigindo o veículo e se ele está com alguma companhia. Isso é o futuro e o caminho. Então, mais do que identificar e abordar, isso é uma inteligência e um conhecimento mais profundo sobre o crime, que aqui em Porto Alegre representa cerca de 50% dos furtos e roubos de veículos de todo o Estado”, explicou o prefeito.
As câmeras leem a placa do carro e enviam as informações para o sistema que consulta a base integrada do Estado à procura de irregularidades. Em caso positivo, um alerta é emitido. O monitoramento é acompanhado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) e pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
“Primeiro tem que haver notificação, ou seja, alguém tem que registrar a ocorrência e isso vai para o sistema imediatamente. Quando uma câmera identifica o carrou roubado transitando em uma rua, quem está no Centro de Comando notifica uma unidade da BM ou da Guarda Municipal para que esse carro seja interceptado. É a tecnologia a serviço da segurança”, avaliou o secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer.
A próxima etapa do cercamento eletrônico de Porto Alegre é a utilização de 47 câmeras em 25 novos pontos, com foco nas lombadas eletrônicas. Com a integração dessa etapa, as vias internas da cidade contemplarão 100% dos controladores de velocidade.
Outra fase, que será ainda iniciada em 2018, contemplará as entradas e saídas da Capital. Além disso, para 2019, está previsto um incremento no videomonitoramento de veículos com a parceria de estacionamentos da iniciativa privada.